Negócios & Talentos

Multitempo: o parceiro do mercado

12-02-2021 17:21 / por Isabel Borges

Isabel Borges

 

A Multitempo – Empresa de Trabalho Temporário está a celebrar 25 anos, um percurso pautado por uma atividade no mercado de recursos humanos com soluções customizadas, criando valor aos clientes, mas também para colaboradores, promovendo relações laborais transparentes e de confiança.

Fundada em 1995, surgiu da necessidade da RHmais (na altura Compta RH), em função da alteração legislativa ocorrida, fazer um spin-off da área de colocação e gestão de trabalhadores. «Já naquela altura o trabalho temporário, organizado e com o enquadramento legislativo adequado, apresentava-se como uma solução económica e social muito eficaz. Não só permitia uma maior flexibilização do mercado de trabalho como possibilitava aos candidatos em situação de desemprego uma ocupação temporária, para fazer face à chamada “satisfação de necessidades de mão-de-obra pontuais, imprevistas ou de curta duração”», recorda Isabel Borges, diretora- geral da Multitempo.

Aquando da sua criação, a estratégia assentava na cedência de trabalhadores temporários, essencialmente para duas áreas distintas: Área Administrativa e a Área Industrial. O objetivo central da empresa sempre foi a dignificação do trabalho temporário através da prestação de um serviço de elevada qualidade, começando desde logo no processo de recrutamento e seleção. «Para isso, era fundamental constituir uma equipa técnica com elevada qualificação, implementando rigorosos métodos de seleção, para permitir a correta adequação entre as características da função pretendida pelo cliente e as avaliadas nos potenciais candidatos, assim como trabalharmos com uma base de dados em permanente atualização, para permitir uma resposta rápida às solicitações dos clientes», afirma Isabel Borges.

Ao longo de 25 anos, são vários os momentos de relevo na história da empresa, como a criação de diversas delegações e escritórios (Lisboa, Maia, Trofa e Barreiro), ou a criação da Academia da Área Técnica. Devido a um elevado grau de exigência, a empresa adaptou e evoluiu a gama de serviços na área de recursos humanos, criando assim a Multitempo – Serviços. «Esta foi uma alteração importante no nosso novo posicionamento, como uma empresa com soluções globais na área de recursos humanos», explica a diretora-geral.

Em 2003 deu-se o management buyout, facto que marcou a passagem da totalidade da empresa do Grupo Compta para o Grupo RHmais, continuando a Multitempo o caminho de criação da sua identidade e de crescimento no mercado.

Em 2019, pela primeira vez na sua história, a Multitempo foi distinguida com o prémio “Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal”, atribuído pela revista “Exame”, em parceria com a consultora Everis e a AESE Business School.

Apesar do ano ser de celebração, 2020 traduziu-se num impacto negativo nos resultados da Multitempo e dos seus clientes. «No entanto, o desenvolvimento verdadeiro só se consegue alcançar em plenitude quando é vindo de dentro e esta “Tempestade Perfeita” tem-nos permitido sair da nossa zona de conforto, a qual tem promovido a reconstrução de estratégias e planos de ação.»

Até ao final do ano, os objetivos da empresa passam por manter o nível de fidelização dos clientes, assegurando um elevado nível de serviço e promovendo a continuidade das relações de parceria. «Queremos consolidar o nosso posicionamento como um “íman” de talentos, pelo investimento em estratégias de Employer Branding, de forma a continuarmos a dar uma resposta inequívoca em qualidade e eficácia às exigentes solicitações dos nossos clientes, e, para que, também, possamos atrair, motivar e reter os melhores colaboradores para as nossas equipas internas», explica Isabel Borges.

Como último objetivo, surge o aumento da carteira de clientes, através de um trabalho de incremento do awareness da marca, estreitando os canais de comunicação com o mercado, com recurso ao que a empresa chama de “digitalização humanizada”, possível pelo recurso a modernas ferramentas digitais, aliadas ao know-how e “emoção” inerentes à venda consultiva.

«Estamos certos de que a confiança continuará a ser o alicerce das nossas relações. Só assim será possível construirmos relacionamentos que nos permitam continuar a contribuir para a robustez do Grupo RHmais, na sua visão coletiva de futuro e na competência, no talento e na dedicação de todos os colaboradores, que tornam a Multitempo numa empresa muito especial», vinca.

 

25 anos de confiança

A responsável descreve que este aniversário redondo tem um significado muito especial para a Multitempo, nomeadamente dada a estrutura da companhia. «Enquanto empresa 100% portuguesa, trabalha num mercado global e com fortes concorrentes multinacionais, temos conseguido manter a estabilidade das equipas-chave e reter, ao longo dos anos, o nosso capital mais precioso – o humano -, no qual se concentra o nosso know-how. Nestes 25 anos de história, temos contribuído ativamente para a empregabilidade e, consequentemente, para a economia do País, tornando-nos numa marca de confiança para as organizações, colaboradores e candidatos», refere Isabel Borges.

Para celebrar o aniversário no contexto atual de pandemia, sob o mote “É incrível o que fazemos juntos”, a Multitempo manteve parte das ações que tinha planeado, nomeadamente o patrocínio de dois eventos na área da Liderança.

«Estes possibilitaram a participação de alguns clientes, e oferecemos a todos os nossos clientes e colaboradores uma peça comemorativa, uma espécie de cápsula do tempo, com uma playlist de 25 músicas dos últimos 25 anos», refere Isabel Borges. E prossegue. «Temos desenvolvido, portanto, a nossa atividade pelas pessoas e para as pessoas. Neste aniversário em particular, celebramos com os colaboradores e os clientes a razão de ser, a força da nossa existência, que na realidade são eles próprios, pelo facto de sermos capazes de os unir, em torno de um propósito maior – ajudar a economia do nosso País.»

 

Diferentes clientes, diferentes perfis

Neste momento, a empresa conta com mais de duas centenas de clientes. Na perspetiva empresarial, os clientes são maioritariamente médias e grandes empresas. Isabel Borges afirma que, fruto do seu forte crescimento, das características da sua estrutura organizacional, da exigência dos seus projetos e estando inseridas num mercado global, com desafios macroeconómicos que se alteram a cada dia, estes clientes percebem as vantagens de ter como parceiro um fornecedor de referência na área da Gestão Integrada de Recursos Humanos.

Quanto aos candidatos, apresentam um perfil diverso com distintas motivações. Existem recém-licenciados e jovens à procura do primeiro emprego, que encaram o trabalho temporário como uma forma de adquirirem experiência e conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento de uma carreira profissional. Depois, surgem também profissionais que procuram novas oportunidades e encaram a Multitempo como uma forma de conhecerem novas empresas. «Há ainda os que procuram ser reintegrados no mercado de trabalho, sendo esta uma alternativa segura para um reinício. Por outro lado, existem também os profissionais que pretendem ter uma atividade de curta duração, para que possam complementar com outras já existentes », explica a responsável da empresa.

Isabel Borges refere que, ao nível das habilitações, as exigências são variadas, não sendo possível afirmar que são mais procurados os profissionais de formação superior ou com baixas qualificações. «O que é comum a todos os pedidos é a procura de profissionais envolvidos nos projetos em que são colocados e com uma grande vontade de desenvolverem um trabalho de qualidade», explica.

 

Fonte: Marketeer, outubro de 2020

Tópicos: Multitempo, Recrutamento e Seleção, 25 anos, Clientes

Isabel Borges

Escrito por Isabel Borges

Country Manager da Multitempo by Job&Talent

- NEWSLETTER -

Lists by Topic

see all