Negócios & Talentos

Da Expo’98 à transformação digital: 25 anos de trabalho e evolução

25-11-2022 10:30 / por Pedro Torres

Pedro Torres

Imagem blogpost- Pedro Torres

“Há precisamente 25 anos comecei o meu percurso na Multitempo. A empresa não era aquilo que conhecemos hoje, pertencia ao Grupo Compta, Grupo Português da área das Novas Tecnologias e Recursos Humanos, e nessa altura iniciei funções como Técnico Comercial. Desde logo tive a sorte de poder trabalhar em grandes projetos e o ano de 1998 foi perfeito para incentivar o crescimento, com a experiência que até hoje ainda me marca: a gestão de todas as operações nos clientes da Expo’98.
 
 
Três anos passaram e fui desafiado a fazer parte da abertura da Delegação da Multitempo na Margem Sul. O objetivo era trabalhoso, mas ainda assim aliciante: expandir o negócio da empresa na região de Setúbal, zona geográfica que tinha imensas oportunidades na área Logística e Industrial.

Talvez um dos projetos mais marcantes da minha carreira dá-se em 2002. Fiz parte da gestão da Operação do Porto de Sines, na qual participei ativamente num plenário de estivadores que se iniciou com uma rebelião pela nova forma de contratação implementada – o Trabalho Temporário. Esta terminou com decisões de equilíbrio e win-win.

A evolução do negócio na área da metalomecânica e energias renováveis levou à abertura da Delegação de Aveiro, em 2006. Tive a sorte de poder gerir esta delegação que tinha como principal objetivo o suporte à atividade nesta região onde se tinham instalado as grandes fábricas de produção para as energias renováveis. Numa Era pouco digital e em que se valorizava ainda mais a proximidade física, foi um desafio repartir o meu tempo na gestão deste polo conjuntamente com o da região de Setúbal. E lá fiquei até 2008, ano em que se dá um enorme crash na Indústria e Logística em todo o país.

Perante essa crise, deparei-me com a necessidade de fazer zoom out e analisar o panorama geral do país, realizando um estudo de mercado nas várias áreas emergentes. Daqui surgiu a semente da nossa atual especialização no setor Agrícola. Numa primeira fase, pensou-se que dificilmente seria uma área core, mas rapidamente se revelou o grande suporte da empresa, com resultados sólidos. Em 2015, a área Agrícola atinge o seu grande boom e o volume de negócios dispara. Foi, sem dúvida, o melhor shot que dei ao longo destes anos todos, não só pelos resultados apresentados, mas acima de tudo pelo prazer que continuo a ter em trabalhar e desenvolver todos os desafios desta área.

Por último, destaco o ano de 2021 que fica marcado por um novo ponto de viragem para todos. A empresa é adquirida por um novo acionista, a Jobandtalent. Penso que tenha sido um salto qualitativo pela globalidade na gestão e visão estratégica e que veio reestruturar positivamente diversas áreas, alterar paradigmas, trazer novas ferramentas e formas de trabalhar.

Agora como Senior Account Manager, 25 anos depois, tenho a perfeita consciência dos desafios que enfrentamos. Desafios esses que estão, em parte, conectados com as incertezas decorrentes da atual realidade mundial, em que tudo se transforma e as prioridades se alteram diariamente. Mas há um conforto nisto tudo: saber que faço parte de uma equipa bastante experiente, forte, unida e que agrega diversas gerações. O que conta é o espírito para enfrentar e conquistar estes tempos.”

Tópicos: Multitempo, Recursos Humanos, Progressão de Carreira, Multitempo by Jobandtalent, Comercial

Pedro Torres

Escrito por Pedro Torres

Senior Account Manager na Mulitempo by Jobandtalent

- NEWSLETTER -

Lists by Topic

see all