Negócios & Talentos

Tecnologia na Gestão de RH? 5 motivos pelos quais precisa dela para ter sucesso

20-05-2022 11:39 / por Ana Rita Mendes

Ana Rita Mendes

Blog Tec RH MT by JT

Começaremos por dar um pequeno salto ao ano 2000. Recursos Humanos era sinónimo de Recrutamento através de jornais ou contacto direto com potenciais Colaboradores (ou dos próprios Candidatos com as empresas). Computadores ainda era meio que um luxo. Perdia-se a conta às infinitas estantes cheias de arquivos nos quais era preciso quase uma tarde inteira para encontrar um único documento.

Entretanto piscamos os olhos e estamos em 2022. A tecnologia está em todo o lado, incluindo na Gestão de Recursos Humanos, que, para dar resposta, não só às necessidades das próprias Organizações, como às exigências dos Candidatos, teve de inovar e, acima de tudo, incorporar estrategicamente a tecnologia nos seus processos diários.

Posto isto, neste momento, pedimos que pare um pouco e reflita:

A tecnologia tem um impacto fundamental no desenvolvimento da atividade de Gestão de Recursos Humanos da sua Empresa?

Se a sua resposta for não, com este artigo irá perceber as inúmeras vantagens que a tecnologia acarreta e que têm um impacto imensurável no sucesso de qualquer Organização; se a sua resposta for sim, fique connosco, pois iremos mencionar diversos aspetos que poderão, de certa forma, dar-lhe dicas sobre como otimizar os seus processos e ter uma Gestão de Recursos Humanos mais eficaz.


Fique então a conhecer 5 motivos pelos quais a tecnologia é indispensável na área de Gestão de Recursos Humanos:



Automatização de processos


Recursos Humanos é sinónimo de abundância de processos e, consequentemente, inúmeros dados e operações que exigem bastante detalhe e precisão.

Graças aos inúmeros recursos tecnológicos, como os softwares de gestão ou as soluções Cloud Based, os quais permitem o armazenamento e total mobilidade no acesso a dados, processos como o Processamento Salarial ou a Gestão Contratual tornaram-se mais simples e eficazes, permitindo a qualquer Colaborador atuar com maior rapidez e agilidade.

Outros exemplos de processos que poderão ser automatizados:

  • Registo e consequente aprovação de folhas de orçamento (despesas);
  • Gestão de bases de dados (de Colaboradores ou Clientes);
  • Gestão de tempos de férias, faltas ou horas extra;
  • Avaliações de Desempenho;
  • Screening de CVs e candidaturas.

 

Utilização de software especializado para RH


Com o surgimento de softwares especializados para a área de Recursos Humanos que permitiram a digitalização completa de processos como a Seleção e Admissão de Candidatos ou Avaliações de Desempenho, as organizações viram um aumento exponencial nos seus níveis de produtividade assim como na otimização do seu tempo.

Estes softwares permitem uma maior organização e monitorização dos processos de Recursos Humanos, permitindo a articulação de vários Colaboradores numa mesma plataforma, facilitando a passagem de informação entre equipas.

Mais recentemente, o aparecimento de produtos tecnológicos (apps e SaaSs) altamente desenvolvidos para recrutamento e gestão de Pessoas, que permitem que todo o ciclo (desde a candidatura à assinatura do contrato) seja totalmente digitalizado, veio contribuir para um aumento ainda maior da eficácia destes processos, o que potencia não só o acesso ao trabalho por parte dos potenciais Candidatos, como também o acesso a mais Talentos, por parte das organizações com necessidades ao nível do recrutamento.



Melhoria da Comunicação Interna


Ao adotar sistemas integrados e eficazes entre setores e departamentos dentro da sua Empresa notará uma diminuição evidente no ruído e falhas na sua comunicação interna. Desta forma, comunicar com os seus Colaboradores deixará de ser uma dor de cabeça.

Estas funcionalidades tecnológicas permitirão, não só melhorar a eficácia da sua comunicação, como também facilitar a divulgação de informação que, ‘offline’ levaria horas. Tome como exemplo o sistema de feedback pós-entrevistas.



Gestão de relações


Manter uma boa rede de contactos é fundamental na área de Recursos Humanos. Com o surgimento e evolução das Redes Sociais nunca foi tão fácil estar mais próximo dos seus Stakeholders e, consequentemente, compreender as suas necessidades de forma a dar uma resposta mais adequada. Plataformas como o LinkedIn são particularmente importantes sobretudo na área dos Recursos Humanos.

Esta rede de contactos permitirá, também, aos profissionais de Recursos Humanos fazer uma monitorização mais eficaz, de forma a encontrar Candidatos mais adequados à função como também à cultura empresarial.



Uso de Redes Sociais para propósitos profissionais


Como referido anteriormente, as Redes Sociais corporativas, tendo um propósito exclusivamente profissional, permitem a divulgação das mais diversas ações e, também, a criação de uma interação e relação com o público-alvo da sua Empresa.

Enquanto profissional de Recursos Humanos, estas plataformas permitem também a divulgação de ofertas de emprego, sendo o processo de recrutamento facilitado e otimizado. Conseguirá, através do perfil da pessoa perceber as suas competências, e até, avaliar se a mesma se enquadra na cultura da sua Organização. Para além disso, chegará muito mais facilmente a um grande volume de Candidatos.



Em jeito de nota final, e após realçarmos as incontornáveis vantagens da tecnologia, nunca é demais reforçar que, apesar desta ser um elemento fundamental no sucesso das Organizações, ela não vem substituir as bases de uma boa relação interpessoal e da importantíssima vertente “humana” que nunca se pode perder neste setor.

São infindáveis as vantagens da adaptação à cultura digital, contudo, lembre-se sempre que é essencial nutrir e humanizar a relação com os seus Candidatos e Colaboradores, que, por sinal, são um público cada vez mais exigente.

Tópicos: Recursos Humanos, Multitempo by Jobandtalent, Tecnologia

Ana Rita Mendes

Escrito por Ana Rita Mendes

Marketing e Comunicação na Multitempo by Jobandtalent

- NEWSLETTER -

Lists by Topic

see all