Negócios & Talentos

Marília Pires, de Estagiária a Coordenadora

07-04-2021 15:00 / por Ana Silva

Ana Silva

Blogpost Marília

 

Na Multitempo acreditamos nas capacidades das nossas Pessoas e valorizamos o seu desenvolvimento e a sua progressão. Prova disto é o percurso da Marília Pires, Coordenadora da equipa de Recursos Humanos das delegações da Multitempo da zona Norte. Fique a conhecê-lo…

«Foi no ano de 2002 que iniciei a minha aventura na Multitempo como Estagiária de Recursos Humanos. As aprendizagens foram muitas, bem como o esforço e dedicação, e tudo compensou, pois, uns meses mais tarde, integrei definitivamente a equipa como Técnica de Recursos Humanos.

A Norte, tudo começou com uma equipa de três Pessoas num pequeno escritório no Porto a qual, com o crescimento dos projetos, se mudou de “malas e bagagens” para a Maia, tendo-se, posteriormente, aberto novas delegações na Trofa e em Aveiro.

Comecei numa altura em que o suporte tecnológico à nossa atividade era quase inexistente: as ofertas de emprego eram divulgadas através de jornais, da distribuição de panfletos e pelo “passa-a-palavra” e  nesta altura tínhamos de contar com o real poder da referência. Aliás, este poder da referência é que nos tem ajudado a crescer, a chegar a cada vez mais Pessoas, através do reconhecimento do “espírito” de entrega que imprimimos aos projetos em que nos envolvemos.

Tive o prazer de fazer parte de projetos que construíram a Multitempo dos dias de hoje: o “Certitempo", que permitia a Certificação de Trabalhadores Temporários, potenciando o seu desempenho e alargando o leque de ofertas aos nossos Clientes; projetos relacionados com a Responsabilidade Social; o projeto da implementação do Portal do Cliente e do Portal do Colaborador; a criação do Manual do Colaborador; a implementação de um Software Integrado de Recursos Humanos; a certificação pela Qualidade, entre outros.

Caminhando lado a lado com o crescimento da Multitempo, pouco tempo após ter iniciado funções obtive o Certificado de Técnica de Recrutamento e Seleção. Mais tarefas significam sempre mais responsabilidades e um sentimento de autorrealização cada vez maior. Assim se foi traçando o meu caminho, tendo sido o esforço sempre reconhecido, e, em 2019, assumi funções de Coordenadora.

E, pensando neste meu percurso, percebo que estão volvidos 19 anos de muito crescimento pessoal e profissional.

Passamos de poucas dezenas de Colaboradores para alguns milhares, mas o sentido de pertença a esta empresa e o sentimento de que faço verdadeiramente “parte de tudo isto”, continua cá.

O grande desafio desta função é termos de estar sempre prontos para “agarrar” novos projetos, para dar uma resposta célere e de qualidade aos milhares de Candidatos que nos chegam e aos pedidos urgentes das Empresas que precisam das melhores Pessoas para assegurar a sustentabilidade dos seus negócios. Nós estamos numa posição em que sentimos que nunca podemos falhar e esse sentido de responsabilidade, embora pese, é também muito gratificante.

E neste caminho deu-se a transformação digital… sei que não foi uma “ida à lua”, mas transformou-nos intrinsecamente. Quando comecei a trabalhar na Multitempo, ainda não tínhamos Website e havia somente um computador para vários Colaboradores. Esta evolução constante permitiu que os processos de recrutamento e seleção também evoluíssem e atualmente recorremos a novas ferramentas e tecnologias.
Hoje em dia, a “nossa voz” está muito dependente da tecnologia e dos canais digitais e o trabalho remoto é uma realidade. Parte do segredo do nosso crescimento está aqui, mas também no trabalho multidisciplinar e com equipas intergeracionais.

O trabalho isolado, assente na gestão local dos projetos, transformou-se numa gestão à escala nacional, dotada de grande proximidade de todas as equipas (apesar da distância). O nosso incentivo é a partilha constante de conhecimentos e experiências que possam enriquecer o trabalho dos colegas integrados em outros projetos e departamentos, como por exemplo os TecShares e a Academia da Área Técnica, os quais considero momentos fundamentais para incrementar o sentimento de pertença e reforçar a cultura da empresa.

Hoje a equipa do Norte multiplicou-se e é constituída por Pessoas das quais me orgulho, preparadas para enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais exigente.

Ao longo destes anos deu-se também uma alteração substancial do paradigma da externalização dos serviços e, em particular, do Trabalho Temporário. Os Candidatos encaram estas ofertas como uma oportunidade para singrar e as Empresas como uma forma de se focarem nos seus processos internos.

Vivo cada dia com verdadeira gratidão pela oportunidade de acompanhar o crescimento desta empresa, que sinto como “minha"».

 

Tópicos: Multitempo, Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Progressão de Carreira

Ana Silva

Escrito por Ana Silva

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