Negócios & Talentos

Verão = Redução de Produtividade? Não necessariamente…

24-08-2021 16:14 / por Ana Silva

Ana Silva

blog post- verão

Todos sabemos que com o verão vem o sol e com o sol o calor, e também a vontade de passear e de estar de férias, e que esta vontade se poderá refletir na predisposição e atenção.

Neste momento pode estar a questionar-se: mas o que posso fazer para atenuar esta situação?

É sabido que quanto mais motivadas estiverem as Equipas para realizarem as suas tarefas, melhores serão os resultados da Empresa. Posto isto, deixamos-lhe algumas sugestões rápidas a aplicar nos meses em que a produtividade tende a ser mais baixa:

        1. Se possível, crie condições para que as Equipas trabalhem, pelo menos uma vez por semana, a partir do exterior.
Trabalhar num local diferente, mesmo que seja por algumas horas, estimula a criatividade, dá uma sensação de descanso e aumenta o grau de satisfação dos Colaboradores, resultando em maior Produtividade.
Se tiver nas instalações da sua Empresa espaços exteriores, transforme-os num local onde todos se sintam tranquilos e sossegados.
Caso o âmbito funcional não permita, aproveite esta altura do ano para fazer uma atividade ao ar livre, por exemplo um team building, para promover a criação de laços e partilha no seio das Equipas.

        2. Estabeleça horários mais flexíveis.
Analise a possibilidade de, durante os meses de verão, adotar um horário que faculte mais tempo livre às suas Equipas. Adotando estes modelos, é necessário garantir que as Equipas compreendem o plano de trabalho e que o mesmo deverá ser assegurado. Algumas horas durante o mês para que os Colaboradores se dediquem à família, a uma ocupação ou simplesmente para descansarem podem significar a redução dos níveis de absentismo e aumento da produtividade. Por vezes “menos é mais”.

        3. Defina objetivos e respetivos prazos.
Sem um plano claro e definido existe uma grande dificuldade em manter o foco. Nos meses de verão existe uma vontade acrescida em sair e aproveitar o bom tempo. Partilhe com os seus Colaboradores os objetivos individuais, das Equipas e da própria Organização. Manter o “Todo” forte e coeso e focado nos objetivos é essencial.

        4. Desenvolva programas com os seus Colaboradores.
Um simples almoço ou lanche num parque perto do trabalho, cursos de aperfeiçoamento profissional, são simples exemplos de programas que ajudam a quebrar a rotina e que aumentam o grau de satisfação, motivação e foco das suas Equipas nesta época.

        5. Incentive a prática de exercício físico ou mental.

Uma das atividades que tem tido uma elevada taxa de sucesso são os exercícios de mindfulness, pois, para além de aumentar a eficiência dos Colaboradores, dão uma sensação de bem-estar e ajudam a controlar os níveis de stress.

Em suma, é fundamental que as Empresas implementem medidas para reforçar a motivação dos seus Colaboradores nos meses de verão. Com estas dicas simples, a motivação pode aumentar num ápice!

Tópicos: Multitempo, equipas de trabalho, como motivar uma equipa, Recursos Humanos, Team building

Ana Silva

Escrito por Ana Silva

Marketing e Comunicação Multitempo by Jobandtalent

- NEWSLETTER -

Lists by Topic

see all