A motivação dos colaboradores é uma preocupação crescente dos empregadores. Colaboradores felizes permanecem mais tempo no mesmo local de trabalho e formam equipas mais produtivas e eficientes. Sabe como estimular a sua equipa? Confira estas 6 dicas:
1. Defina um Propósito
Uma equipa alinhada é uma equipa bem-sucedida. Certifique-se de que todos os membros entendem o propósito da equipa, compreendem os objetivos e trabalham para os atingir. É crucial que todos tenham presente quais os valores e missão da empresa.
2. Estabeleça um ambiente confortável
Um ambiente confortável não precisa de ser informal, apenas confortável o suficiente para os membros da equipa se sentirem à vontade para partilhar opiniões, defender os seus pontos de vista e correr riscos. A inovação e criatividade não têm espaço em ambientes austeros e de censura.
3. Desenvolva uma cultura de comunicação
Para estabelecer um ambiente onde as opiniões divergentes são valorizadas, é também importante cultivar uma cultura de respeito. Os membros da equipa devem comunicar abertamente de forma construtiva e, mais importante de tudo, devem ouvir para compreender, não para responder.
4. Defina padrões
É natural deixar-mo-nos levar por hábitos e padrões. Aproveite esta característica humana e fomente bons hábitos e padrões elevados. Habitue a sua equipa a ter boas práticas, a respeitar prazos e a seguir métodos.
5. Dê autonomia
Os membros da sua equipa devem ser capazes de tomar decisões, opinar sobre a distribuição de tarefas e realizar uma autoavaliação, mas isto não vai acontecer se não fomentar o pensamento autónomo. Dê alguma liberdade aos membros e estabeleça reuniões periódicas para poder monitorizar o trabalho feito.
6. Valorize
Cada membro da sua equipa desempenha um papel. Podem ter o mesmo título, mas certamente que terão talentos e aptidões diferentes. Valorize-os, reconheça o seu valor e dê-lhes um propósito.
Já colocou em prática alguma destas dicas?