Negócios & Talentos | Blog Multitempo

5 tendências na Gestão de Recursos Humanos para 2023

Written by Sara Ferreira | 16-12-2022 10:30

 
Dezembro é o momento de refletirmos sobre as tendências para 2023.
Não nos aventuramos a fazer uma previsão em outras áreas, nem que tivéssemos uma bola de cristal, pois vivemos num contexto multinacional, político e macroeconómico caracterizado por uma “rigidez frágil”, ansioso, não linear e incompreensível, designado por Mundo BANI. 
 
Mas, no que toca aos Recursos Humanos, a nossa experiência diz-nos que 2023 não será para “corações fracos” e que os profissionais desta área continuarão a ser colocados à prova. Não é de admirar que os recentes estudos chamem a nossa atenção para os riscos de burnout.
 
Os últimos anos ensinaram-nos a pôr tudo em perspetiva e a não partir de grandes pressupostos. Colocamos uma série de paradigmas em causa. Estes tempos de mudança, ajudaram a acelerar algumas tendências que já tinham dado “o ar da sua graça”.

A forte escassez de talentos, a gestão operacional pós-pandemia, o Quiet Quitting (mais ou menos evidente), a crescente importância e transversalidade do Employer Branding, trazem todos os dias grandes dores de cabeça aos profissionais de Recursos Humanos, no âmbito da captação, gestão, motivação e retenção de colaboradores.

💡 Partilhamos, então, as 5 tendências sobre as quais acreditamos que estarão virados os holofotes em 2023, em matéria de Recursos Humanos: 

1. Digitalização “Humanizada” dos processos de Recursos Humanos
Vamos continuar a assistir ao desenvolvimento da digitalização na área de Recursos Humanos. A tecnologia é, cada vez mais, um facto incontornável nos processos associados à Gestão de Pessoas: gestão de assiduidade, recrutamento assente em meios digitais, entrevistas e testes utilizando plataformas online, aplicações para a gestão do engagement, formação e gestão de trabalho híbrido. You name it
Em particular na área do recrutamento, as evoluções são tremendas. A inteligência artificial já é, neste setor, uma realidade há algum tempo. 
A Multitempo by Jobandtalent diferencia-se precisamente aqui, assumindo-se como um Marketplace Global de emprego, desenvolvido para ligar oportunidades e trabalhadores, com uma forte componente tecnológica, que impacta transversalmente a gestão do negócio. O serviço personalizado que fornece é orientado por dados, com o suporte de equipas especializadas e multidisciplinares, numa simbiose equilibrada entre a tecnologia e a humanização. Parecendo um contrassenso, existe também uma tendência para a conjugação entre a tecnologia e o “voltar às bases”, às Pessoas! Acreditamos também, e muito em particular no âmbito do recrutamento, em soluções estratégicas omnicanal, pois nem só de digital vive o Homem!

2. Competências digitais com posição reforçada
A transformação digital, que tem ocorrido de forma transversal em praticamente todos os setores de atividade, tem provocado alterações profundas no mundo do trabalho. 
Nos últimos anos, temos assistido a um certo equilíbrio entre a importância das soft skills e das hard skills na gestão de Pessoas, sendo que, com as digital skills, se cria aquilo a que se pode vir a designar como o "triângulo perfeito da empregabilidade", tendência da qual não escaparemos em 2023.

3. Mudança para uma contratação baseada em competências
Perante a necessidade de produzir resultados a curto/médio prazo, as organizações optam, preferencialmente, por contratar por competências apoiadas na experiência, acabando por, às vezes, valorizá-las em detrimento do grau académico, nos critérios de contratação. Esta tendência traz desafios acrescidos na integração dos jovens no mundo do trabalho, que acabam por  abraçar oportunidades de aprendizagem e integração através do trabalho temporário, programas de estágios e aprendizagem, que fornecem uma experiência relevante no desenvolvimento das suas competências. 
Esta tendência materializa de forma mais “vincada” os já bem conhecidos conceitos de upskilling e reskilling, que nos trazem o mindset de desenvolvimento de competências e aprendizagem ao longo da vida.

4. A procura incessante pela eficiência
As constantes mudanças nos objetivos e planeamento estratégico das organizações, leva à procura pela relevância e competitividade. É, acima de tudo, a lei da sobrevivência e da superação.
Independentemente do mercado e do setor, a procura pela eficiência por parte das organizações colocará, em 2023, um foco ainda maior no recrutamento e retenção de colaboradores, com base nas capacidades e competências que contribuem diretamente para os resultados da organização.
Por outro lado, acentuar-se-á a tendência de analisar os dados acumulados pelos departamentos de Recursos Humanos, para ser possível uma constante otimização das equipas e dos seus resultados
Vejamos a crescente importância do People Analytics nas organizações, que traz novas ferramentas para analisar conhecimentos, competências e até comportamentos dos colaboradores, para prever cenários e planear ações que permitam a prevenção de riscos, que possam colocar em causa os resultados da organização.
 
5. O Employee Experience
A gestão da experiência do colaborador e o seu bem-estar não são preocupações futuras, mas sim do “aqui e agora”. Prova viva é o crescimento da oferta de formação avançada e até executiva sobre a gestão da Felicidade e Bem-Estar Organizacional.
Os colaboradores, estando cada vez mais conscientes das suas competências, desafiam as organizações na definição de estratégias com vista à sua atração, engagement e retenção, garantindo uma “harmonia” entre os colaboradores e a cultura, missão e propósito da organização.
Prevemos que, em 2023, se acentuará a tendência de se conhecer mais e melhor as preferências e motivações dos colaboradores, uma vez que, também neste campo, não há soluções one size fits all.