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A importância das soft skills num mercado de trabalho em constante desenvolvimento

Apr 8, 2020 12:19:05 PM / by Susana Costa

Susana Costa

Soft Skills

O papel das soft skills é cada vez mais impactante no atual contexto do desenvolvimento tecnológico e, sendo Portugal um ecossistema privilegiado de startups onde novas profissões são criadas quase diariamente, tem uma necessidade crescente de garantir profissionais com capacidades como a criatividade, a desenvoltura na resolução de problemas, a adaptabilidade a técnicas de gestão participativa, a facilidade no trabalho colaborativo, etc. 

 

A verdade é que, se por um lado o desenvolvimento tecnológico e todos os automatismos, "informatizações" e deslocalizações de processos (agora remotos), trouxeram uma maior eficácia aos nossos mercados, por outro, toda esta digitalização e “remotização” estão associadas a um maior isolamento social, o que, a médio prazo, acaba por causar um grande défice nas soft skills, principalmente naquelas que estão diretamente ligadas às relações interpessoais.

Partilhamos, então, algumas das soft skills que consideramos ser essenciais procurar e fomentar no seio das nossas organizações:

 

Comunicação

Comunicar envolve linguagem verbal, não verbal e escrita. Refere-se à capacidade de não só saber expressar/debater ideias, mas também de ser um bom ouvinte e saber entender questões, reter informações importantes e processar sugestões ou ordens.

 

Trabalho em Equipa

A capacidade de trabalhar em equipa, seja presencial ou remotamente, é talvez das soft skills mais importantes quer para a organização, quer para o próprio colaborador. Uma boa comunicação entre as equipas não só potencia a eficácia e a produtividade, como também contribui em larga escala para o bom ambiente interno e, consequentemente, para a satisfação dos colaboradores.

 

Análise

Capacidade de compreender, decifrar ou analisar informação. Saber avaliar de forma crítica não só as questões/tarefas/problemas que surgem no dia a dia, como também o seu enquadramento/circunstâncias e tomar decisões com base nessa análise.

 

Atitude Positiva

Uma atitude positiva e uma boa energia são uma enorme mais valia para qualquer equipa. Trata-se de um mood facilmente contagiante e que contribui de forma muito positiva para o aumento do ânimo de todos os colaboradores e, consequentemente, para o seu desempenho e para a sua produtividade.

 

Resiliência

É uma das capacidades mais valorizadas atualmente. Com mercados cada vez mais exigentes, saber lidar com adversidades mantendo o foco e a determinação é extremamente importante e essencial para o atingimento de objetivos a longo prazo.

 

Flexibilidade

Adaptação é a palavra de ordem no mercado de trabalho, atual e futuro.

Com transformações tecnológicas, estruturais, etc., a acontecer a cada segundo nas nossas organizações, a flexibilidade e a capacidade de adaptação são, hoje em dia, um autêntico must have.

 

Criatividade

A criatividade é, nos dias que correm, um dos maiores fatores de diferenciação dos quais as nossas organizações se podem valer.

Numa era em que o acesso a informação, tecnologias e ferramentas de toda a espécie é praticamente ilimitada, o fator criatividade faz toda a diferença. A capacidade de diferenciar a nossa organização das restantes recorrendo exatamente aos mesmos meios e às mesmas ferramentas é uma das principais mais valias que podemos encontrar num colaborador, seja em que setor de atividade for.

 

Gestão de Tempo

Tempo é dinheiro, e saber geri-lo é essencial.

Saber organizar-se de uma forma inteligente e eficaz dentro do binómio tempo-prioridades é algo essencial para garantir uma boa produtividade e o cumprimento de objetivos e deadlines.

 

Curiosidade

A proatividade na procura constante de conhecimento é uma característica muitas vezes subestimada.

A curiosidade e o interesse de uma pessoa em aprofundar os seus conhecimentos no que à sua organização e às suas funções diz respeito não só demonstra uma enorme entrega e um enorme compromisso, como também, a curto, médio e longo prazo, irá fazer dela uma melhor profissional.

Topics: Multitempo, Soft Skills

Susana Costa

Written by Susana Costa

Diretora de Delegação da Multitempo